Instruções para Elaboração de Boletins

Os resultados das dissertações ou teses do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil podem ser publicados como Boletins Técnicos da Escola Politécnica da USP, um canal importante de divulgação da sua pesquisa ao meio técnico em geral.

Para os alunos em finalização de Mestrado ou Doutorado Stricto Sensu, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP, na área de concentração em Engenharia de Construção Civil e Urbana, as instruções são as seguintes quanto à entrega e conteúdo do Boletim Técnico:

1.  A documentação do Boletim Técnico deve ser entregue na Secretaria do Departamento de Engenharia de Construção Civil, se possível na mesma data em que os exemplares de defesa estiverem sendo depositados no SPG;

2.    Três arquivos gravados em um CD e impressos em papel compõem o Boletim Técnico no prelo, a saber:

a) Formulário de entrega.doc, preenchido e conforme modelo em Word (clique com o botão direito do mouse e depois em "Salvar destino como");

b) Capa.doc (contendo a capa e uma parte pré-textual, conforme modelo em Word a ser preenchido pelo candidato em todos os campos possíveis, excetuando-se os que dizem respeito ao número do boletim, ano de publicação e à ficha catalográfica).

c) Boletim.pdf (contendo a parte textual do Boletim Técnico em formato PDF, a ser produzida conforme o Anexo A das Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da Escola Politécnica da USP). O arquivo Boletim.pdf deverá ser iniciado com o TÍTULO do boletim, NOME DOS AUTORES, um RESUMO e PALAVRAS-CHAVES em português e um abstract” e keywords” em inglês (ainda partes pré-textuais). A página 1 deve ser contada a partir da folha de rosto (aquela que repete a capa do boletim no arquivo capa.doc), mas a numeração deve aparecer impressa no trabalho somente a partir da primeira página textual, ou seja, da introdução do texto. O número da página deve constar em arábico, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior e alinhado à margem direita, segundo recomenda o documento supracitado (p. 37, da versão digital);

3. Os três arquivos acima entregues em um CD-Rom NÃO devem possuir nenhuma SENHA de proteção.

4. O número do boletim será atribuído posteriormente e a capa será mesclada ao arquivo em PDF para publicação no site do Departamento de Engenharia de Construção Civil, após análise pelo Conselho Editorial. 

5. A versão em PAPEL dos três arquivos acima deve ser impressa a laser (preto e branco ou colorida em formato A4), e entregue sem encadernar (juntamente com o CD-Rom).

Obs1: Para escolher as PALAVRAS-CHAVES do Boletim você pode o usar vocabulário específico do seu trabalho ou consultar o Vocabulário Controlado Padronizado da USP (pergunte na Biblioteca da Civil como fazer para utilizar este serviço). 

Obs2: Para gerar arquivos em PDF você pode usar a impressora Acrobat Distiller da Adobe que está instalada nos computadores do Departamento (ou então instalar algum software como o CutePDF no seu computador em casa).

Obs3: Confira se todas as citações de tabelas e figuras no PDF estão corretas, pois às vezes copiar  e colar a citação de figuras ou tabelas de um outro arquivo Word sem seguir a formatação do texto do boletim pode resultar em erros no PDF

Maiores informações: eliany.funari@usp.br   c/c silvia.selmo@poli.usp.br