Sobre o CIB - Benefícios do CIB  - 
Apresentação

Participação em Comissões Especiais

Os membros individuais e todos os funcionários das organizações associadas do CIB podem participar das comissões e deste modo:

  • conhecer especialistas de todo o mundo, trocar informações e participar de projetos internacionais;

  • ter acesso imediato ao conhecimento do estado da arte e ser capaz de apresentar e validar seus próprios conhecimentos e informações;

  • em geral, fazer parte de uma rede de renomados especialistas e desenvolver fortes relações profissionais e pessoais em todo o mundo.

O CIB tem mais de 50 comissões que coletivamente cobrem de modo mais relevante os aspectos técnico, econômico, organizacional, social e outros aspectos da construção civil.

Os membros das comissões do CIB incluem pesquisadores, acadêmicos e profissionais especialistas de todo o mundo, representando todos os diferentes tipos de stakeholders em planejamento, concepção, engenharia, construção, utilização, manutenção, gestão e desconstrução de edifícios e do ambiente construído.

Os membros das comissões do CIB são pessoas que acreditam em troca de experiências e cooperação e o fazem sem preconceito de etnias, preferência política, religião ou gênero.

Existem outras organizações que facilitam o intercâmbio internacional e a cooperação de pesquisa em edifícios e em construção. No entanto, enquanto seus escopos são frequentemente restritos a uma tecnologia ou a uma tipologia de edifício ou infraestrutura, o escopo do CIB abrange todos os aspectos de edifícios e do ambiente construído.

O CIB pode congregar todos os possíveis interesses relevantes, stakeholders e áreas de conhecimento e especialização científica de todo o mundo e facilitar a investigação aprofundada e multidisciplinar e o consenso sobre uma vasta gama de tópicos.

Em geral, as comissões do CIB têm uma reunião anual. Além disso, elas organizam conferências internacionais e tem reuniões on-line. Tais conferências e reuniões de comissão podem ocorrer em todo o mundo e são hospedadas por organizações membros do CIB que participam delas.

As comissões do CIB publicam anais das conferências, estado da arte, análises, melhores práticas recomendadas, diretrizes para profissionais, roteiros de P&D, relatórios de pesquisa e documentos pré-normativos.

Pesquisadores seniores, acadêmicos ou profissionais têm a oportunidade de assumir posições de liderança nas comissões do CIB, que podem contribuir para estabelecer e demonstrar seus papéis como líderes conceituais. Aos jovens pesquisadores, acadêmicos e profissionais, membros de uma Comissão do CIB são oferecidas oportunidades para aprimoramento da carreira, especialmente se eles buscam uma carreira na pesquisa acadêmica ou na inovação ambiental de seu país.

Atualmente, supõe-se que todas as informações podem ser encontradas na Internet e que vivemos em um mundo de contatos virtuais. Nossa convicção é de que reuniões presenciais e o estabelecimento de relações pessoais são substancialmente mais eficientes em relação ao apoio e intercâmbio interpessoal do que apenas contatos virtuais.

Marca de Qualidade

O envolvimento do CIB em uma conferência, como organizador ou co-patrocinador, é considerado uma marca de qualidade profissional e relevância, uma vez que as publicações são de sua responsabilidade. A garantia de qualidade das comissões do CIB, em nome do seu Conselho, forma uma base sustentada para isso.

Rede de Pessoas e Organizações

O CIB foi criado em 1953, com o apoio das Nações Unidas e tem status de consultor especial da ONU.  Atualmente, o CIB tem uma rede que engloba 500 organizações e 5000 especialistas individuais em mais de 100 países.

Como membro da rede do CIB torna-se fácil o acesso a todos os especialistas e organizações especializadas, que considerarão mais favoravelmente um pedido de informação ou de cooperação ou ajuda para organizar uma visita local ou de estudo, quando a solicitação vier de um colega do CIB.

Descontos para Membros

A maioria das conferências internacionais do CIB, cerca de 25 a cada ano, e a maioria dos mais de 25 periódicos internacionais oferece um desconto de 20% aos membros da CIB. Além disso, os livros de atividades das comissões CIB, publicados pela Taylor & Francis, são oferecidos aos associados com um desconto de 20%.

Para muitos associados, o valor total dos descontos recebido por ano ultrapassa o valor da anuidade do CIB.

Informações e Publicações Gratuitas

As notícias sobre as comissões do CIB, as conferências do CIB, as comissões estudantis do CIB e as publicações do CIB são divulgadas no Boletim do CIB gratuitamente e disponíveis a todos os interessados em pesquisa e inovação na construção.

A maioria das publicações relacionadas ao CIB, incluindo mais de 3000 trabalhos divulgados em conferências anuais, está disponível gratuitamente.

BENEFÍCIOS PARA OS DIFERENTES TIPOS DE MEMBROS

Pesquisa

Os programas de pesquisa e organizações de fomento se beneficiam de: 

  • visão em primeira mão dos líderes mundiais do conhecimento e informação de quem são os especialistas mais proeminentes do mundo

  • capacidade de avaliar a posição relativa do país em relação ao estado da arte do conhecimento e da tecnologia mundial

  • acesso a altas posições com base no consenso internacional de P&D, programas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e política de estratégias

  • troca de experiências em aplicações de diferentes princípios e modelos para programação de pesquisa e financiamento em diferentes países, por exemplo proporcionando liderança e apoio ao desenvolvimento da indústria.

Os institutos de pesquisa se beneficiam de:

  •  oportunidades para apresentar e validar o estado da arte de seu conhecimento e tecnologia

  • participação na elaboração de importantes relatórios do estado da arte internacional e, desse modo, a oportunidade de apresentar as tecnologias e conhecimento de seus próprios institutos de pesquisa

  • participação na produção de importantes roteiros internacionais de P&D que orientam o financiamento de pesquisas e agências de programas

  • oportunidades para sediar conferências internacionais do CIB e outros eventos que podem melhorar a sua reputação como líderes de pesquisa

  • contato com pesquisadores com interesse similar em todo o mundo que estabelece a cooperação internacional de longa duração entre institutos de pesquisa

  • inclusão de sua equipe com uma descrição de suas habilidades em bancos de dados online do CIB

Universidades

A associação ao CIB está aberta a departamentos, faculdades, escolas e outras unidades organizacionais dentro de uma universidade. Em princípio, as universidades como um todo não podem ser membros do CIB.

Os benefícios a seguir se referem especialmente às atividades educacionais nas universidades associadas ao CIB. Para as universidades que se dedicarem em atividades de pesquisa (institutos de pesquisa), os benefícios listados anteriormente são aplicáveis.

Com especial consideração à suas atividades educacionais as universidades, em geral, se beneficiam de:

  • comissão especial do CIB dedicada ao ensino superior em construção civil que trata de temas como: programas e modelos educacionais, educação e certificação e outras questões de especial importância para educadores

  •  participação em comissões do CIB, oferecendo acesso direto ao estado da arte do conhecimento e informações mundiais que podem ser incorporadas em programas educacionais

  • oportunidades de trabalhar com colegas acadêmicos de todo o mundo, constituindo uma base para a cooperação internacional de longa duração entre universidades.

Os estudantes se beneficiam de:

  • incentivos e facilidades para a formação de comissões estudantis em universidades membros do CIB. Especialmente para os estudantes internacionais mais orientados para a pesquisa, uma associação de tais comissões oferece oportunidades de intercâmbio e cooperação com os membros das comissões de estudantes de outras universidades e com grandes especialistas em todo o mundo

  • oportunidade para estudantes em universidades membros do CIB participarem de temas orientados, de comissões do CIB relacionadas com comissões estudantis internacionais e participar das redes mundiais de estudantes e especialistas seniores com um interesse científico semelhante. 

Indústria

Neste contexto, o termo "Indústria" refere-se a todas as empresas e agências (incluindo suas respectivas associações profissionais e funcionários / empregados) envolvidas em uma base profissional no planejamento, projeto, engenharia, construção, uso, manutenção, gerenciamento e demolição de edifícios e do ambiente construído. Isso inclui:

  • empreiteiros / empresas de construção, materiais de construção, produtos e fornecedores de equipamentos, empresas de ar condicionado e consultorias de arquitetura e de engenharia, mas também:

  • projetistas comerciais, associações, agências governamentais e outras organizações profissionais do cliente e proprietário

  • os gerentes de facilidades e outros profissionais relacionados a organizações e

  • as organizações empenhadas no financiamento e na garantia de edifícios e do ambiente construído e em serviços jurídicos relacionados.

Muitas das 50 comissões do CIB abordam temas de especial relevância para um ou mais interesses profissionais específicos. Caso seja solicitado à Secretaria Geral do CIB, ela pode produzir listas de comissões relevantes para cada um dos vários tipos de empresas, organizações ou profissionais no setor da construção.

As associações profissionais e agências de indústria se beneficiam de:

  • todas as oportunidades especiais para programas de pesquisa e agências de fomento mencionados anteriormente, para aqueles entre as associações profissionais e agências do setor industrial que estão envolvidos em programas de  pesquisa e de financiamento

  • oportunidades para avaliar o desempenho do setor industrial e dos profissionais de seus países em relação às melhores práticas e ao estado da arte do conhecimento e tecnologias mundiais.

As empresas, especialmente as que atuam internacionalmente, beneficiam-se de:

  • oportunidades para avaliar seus desempenhos e recursos em relação às melhores práticas e estado da arte do conhecimento e tecnologias mundiais

  • oportunidades para empresas inovadoras e líderes entre as associadas ao CIB para apresentar o estado da arte de suas práticas no contexto das melhores práticas apresentadas em seminários via web e publicações do CIB.

Os profissionais, especialmente os inovadores da indústria, beneficiam-se de:

  • oportunidades para expor e validar as suas ideias inovadoras em um ambiente estimulante e não competitivo de especialistas com um interesse semelhante em todo o mundo.

Membros nos países em desenvolvimento

Os países em desenvolvimento neste contexto são definidos como países com um PIB por habitante inferior a USA $ 7000. A esses membros são oferecidos um desconto de 25% para suas taxas anuais de participação (e uma de 50% no caso de um PIB por habitante) ser inferior a USA $ 1000.

Os membros do CIB nos países em desenvolvimento se beneficiam de:

  • oportunidades para participar nos trabalhos das comissões do CIB que tratam de questões de especial importância para os países em desenvolvimento, tais como: desenvolvimento da indústria da construção e assentamentos informais
  • participação em todas as outras comissões do CIB e possibilidades disso ser oferecido gratuitamente para trocar informações do estado da arte do conhecimento e tecnologia, em nível mundial, como é habitual entre os membros das comissões do CIB e por meio de colaborações de pesquisa internacional voluntária

Por meio de uma participação ativa nas comissões do CIB, os membros de países em desenvolvimento estão em uma posição forte para contribuir com a melhoria do desempenho da indústria e a relevância da pesquisa e da infraestrutura acadêmica nos seus países.

Membros Regionais

Em certas regiões do mundo (incluindo a América do Norte, América do Sul, China e sudoeste da Ásia) o CIB montou escritórios regionais.

Os respectivos diretores regionais podem auxiliar os membros em sua região a:

  • atrair os eventos internacionais do CIB para a região
  • desenvolver uma Agenda regional de P&D que, por meio do CIB, pode atrair especialistas em todo o mundo
  • iniciar atividades internacionais no CIB, incluindo a criação de novas comissões do CIB com adesão em todo o mundo, que são temas relevantes em nível regional.

BENEFÍCIOS ESPECIAIS PARA OS MEMBROS DO CONSELHO

O conselho do CIB compõe-se de 25-30 pessoas que ocupam posições de liderança sênior na pesquisa dos seus países e nas comunidades acadêmicas. Os membros do conselho do CIB incluem diretores de institutos e agências nacionais de pesquisa em construção civil, chefes de departamentos de construção em organizações de prestígio de pesquisa nacionais, reitores de renomadas universidades internacionais e diretores de P&D de empresas líderes
em arquitetura e engenharia de construção.

Os membros deste conselho têm acesso à rede mundial mais renomada dos líderes de pesquisa em construção, com possibilidades de trocas de experiências e estabelecimento de cooperação, que são potencialmente o maior valor para as suas organizações.

As reuniões do conselho do CIB realizam-se duas vezes por ano em países de todo o mundo. Elas oferecem oportunidades únicas para encontrar os líderes de pesquisa desses países, aprender sobre questões locais e para novas parcerias estratégicas.