Organisation

Organização do CIB

A responsabilidade final pelas políticas do CIB é da Assembléia Geral que é realizada anualmente e da qual os representantes legalmente nomeados das organizações membros do CIB têm o direito de participar. É a Assembléia Geral que discute e determina as políticas gerais do CIB. A cada três encontros anuais da Assembléia Geral, são eleitos os Diretores do CIB e os outros membros do Conselho do CIB.

O Conselho do CIB nomeia os membros dos seus dois Comitês Permanentes: o Comitê Administrativo e o Comitê Programático, além de outros comitês, se assim for decidido.

O CA – Comitê Administrativo lida principalmente com todos os assuntos financeiros do CIB e correlatos, assim como os pedidos de associação.

A responsabilidade do CP – Comitê Programático recai sobre as atividades relacionadas à pesquisa e inovação no CIB. Ele estabelece os vários Comitês do CIB, conduz uma avaliação permanente do desempenho desses Comitês e os extingue assim que tiverem cumprido a sua tarefa. Também nomeia oficialmente os Coordenadores desses Comitês.

Um terceiro Comitê, que responde tanto ao CA quanto ao CP é o CMC – Comitê de Marketing e Comunicação, cujos objetivos são oferecer diretrizes relacionadas ao planejamento, produção e divulgação dos resultados do CIB e fazer com que cada resultado seja o mais atraente possível para o grupo-alvo contemplado, que deve incluir explicitamente a indústria da construção.

Um quarto Comitê – o CDE – o Comitê de Divisões Estudantis – tem a responsabilidade de encorajar a manutenção e o crescimento das Divisões Estudantis do CIB. Especialmente, ele deve encorajar a criação de Divisões Estudantis compostas de membros de várias nacionalidades para espelhar a composição internacional das Comissões do CIB. Ele também monitora o nível de atividade de todas as Divisões, sejam elas internacionais, nacionais ou institucionais.

No âmago da organização CIB existem cerca de 50 Comitês. Esses podem ter o formato de um Grupo de Trabalho com um programa limitado que pode ser concluído dentro de um período definido, ou um Comitê de Trabalho.

Cada Comitê tem um escopo, objetivos e um programa de trabalho definidos, e é presidido por um Coordenador ou por dois Coordenadores Conjuntos que facilitam as atividades do Comitê e se comunicam, em seu nome, com o Comitê Programático do CIB e com a Secretaria Geral do CIB e, em alguns casos, também com outras Organizações com as quais o Comitê tem ligação.

A organização do CIB é facilitada pela sua Secretaria Geral, que está localizada nos Países Baixos e funciona sob a supervisão do Secretário-Geral do CIB.