Programme

Comitês CIB em Resumo

Um Comitê CIB é uma rede mundial de especialistas em uma determinada área científica que se encontram com regularidade e trocam informações de forma voluntária.

O escopo, objetivos e programa de trabalho de cada Comitê são definidos por seus membros e aprovados oficialmente pelo Comitê Programático do CIB.

A maioria dos Comitês tem um Coordenador, que é nomeado por seus membros e pelo Comitê Programático do CIB.

Alguns Comitês têm não apenas um, mas dois Coordenadores Conjuntos e alguns também têm um Secretário.

Alguns Comitês estabeleceram Grupos de Trabalho para aspectos específicos do programa de trabalho, e alguns estabeleceram seus próprios projetos nos quais colaboram os membros do Comitê ou seus institutos.

A maioria dos Comitês tem reuniões plenárias anuais, organizadas por uma organização membro do CIB representada no Comitê. Alguns Comitês, entretanto, têm reuniões plenárias mais freqüentes e/ou reuniões adicionais dos seus Grupos de Trabalho. A maioria dos Comitês também organiza um simpósio, conferência ou oficina de trabalho internacional a intervalos regulares.

Embora haja poucos Comitês que servem somente de plataforma para uma troca informal de informações entre seus membros, a maioria também produz publicações oficiais contendo o resultado do seu trabalho, que são então distribuídas dentro da comunidade CIB e comercializadas externamente.

Um número cada vez maior desses Comitês tem agora sua própria página na internet e existem alguns que também estão ligados a um Periódico oficialmente Apoiado pelo CIB que trata da sua área de especialidade.

Informações detalhadas de cada Comitê no tocante ao seu Escopo e Objetivos, Programa de Trabalho, Calendário de Reuniões, Publicações, Relações Externas, Membros e Endereços Eletrônicos podem ser encontradas na seção “Comitês” do menu “Base de Dados” desta Página.

Reuniões do CIB

O que se passa nas reuniões do CIB é a sua própria essência e razão de ser.

As mais comuns são as Reuniões de Comitês: reuniões regulares realizadas em todo o mundo nas quais, por exemplo, 25 membros de um Comitê relatam o andamento do seu trabalho em seu próprio país, os resultados de pesquisas já disponíveis e os planos para o futuro. É aqui que os especialistas se encontram com seus colegas de outros países, descobrem que estão trabalhando em problemas semelhantes e dão início ao processo de troca de informações ou até de colaboração. E é essa troca de informações e colaboração no âmbito internacional que irá enriquecer substancialmente o desempenho quotidiano desse/a especialista na organização em que trabalha.

A maioria dos Comitês do CIB organiza um Simpósio ou Conferência Internacional a cada três ou quatro anos. Os objetivos por trás disso são permitir que todos que trabalham numa determinada área científica apresentem o seu trabalho, informem-se sobre os desenvolvimentos em todo o mundo, atualizem-se quanto às diferentes abordagens aos problemas em que estão trabalhando e dêem início a contatos com colegas de todas as partes do mundo.

Uma tendência clara na comunidade CIB é organizar encontros com as características de uma Oficina de Trabalho ou Seminário, em que cada participante é convidado a preparar uma contribuição focada em um tema bem definido. A idéia não é reunir participantes passivos que ficam sentados e escutando, mas fazer com que participem o mais ativamente possível na expectativa de que contribuam para alcançar um resultado final pré-definido.

As últimas informações sobre datas, locais e assuntos de todas as Reuniões, Simpósios, Conferências e Oficinas de Trabalho ou Seminários dos Comitês do CIB encontram-se na seção “Reuniões” do menu “Base de Dados” desta Página.

Publicações do CIB

Três tipos de produtos publicados têm sua origem nos Comitês do CIB:
    • avaliações científicas ou técnicas
    • relatórios internacionais do estado da arte
    • anais de oficinas de trabalho, simpósios e conferências
O projeto de um Comitê é muitas vezes uma avaliação científica ou técnica executada por um grupo seleto de membros de Comitês de diferentes países, que frequentemente atuam em diferentes disciplinas científicas. Uma análise científica tem importância para a comunidade científica como um todo e pode, por exemplo, ser utilizada em programas educacionais de universidades. Os resultados de uma análise técnica são destinados à aplicação pela indústria e por profissionais da construção.

Um tipo especial de projeto dos Comitês é a avaliação internacional do estado da arte. A composição do seu quadro de membros assegura que um Comitê do CIB seja o veículo mais eficiente para a execução dessa análise. A publicação resultante é um relatório que descreve avanços de ponta em todo o mundo de forma atraente e benéfica para pesquisadores e educadores, bem como para inovadores da indústria e para profissionais e governos.

Outros projetos e publicações semelhantes dos Comitês do CIB são: relatórios internacionais de situação, que analisam e comparam os desenvolvimentos por país e as coleções internacionais e análises de melhores práticas.
Muitos Comitês do CIB têm uma relação permanente com um Comitê de padronização internacional, por exemplo, um Comitê do ISO. Através dessa relação, uma análise científica ou técnica, ou uma análise internacional do estado da arte produzida por um Comitê do CIB será muitas vezes uma ferramenta eficaz no contexto da preparação de um padrão internacional.

No entanto, as publicações mais comuns do CIB ainda são os anais dos seus simpósios e conferências que reúnem estudos avaliados por especialistas e que cobrem uma área definida da pesquisa em construção e desenvolvimento tecnológico por autores de todo o mundo.

Escopo dos Comitês do CIB

Existem quase 60 Comitês na organização CIB. A lista completa pode ser encontrada na seção “Comitês” do menu “Base de Dados” desta Página, onde também podem ser encontradas informações sobre escopo e objetivos, o programa de trabalho, o calendário de reuniões e as publicações de cada Comitê do CIB.

Juntos, estes Comitês cobrem virtualmente todos os aspectos da pesquisa e inovação na construção.

Para dar uma idéia do programa dos atuais Comitês do CIB, dois documentos podem ser descarregados: um resumo do escopo e dos objetivos de todos os Comitês e também um documento com o mapeamento detalhado desses de acordo com as seguintes Áreas de Interesse Científico:

- Geral: aspectos gerais de pesquisa, educação, inovação, informação, regulamentos

- Técnicas de Construção
Materiais e Tecnologias de Construção
Física da Construção
- Construções e Meio Ambiente
Projeto de Edificações
Ambiente Construído
- Processo da Construção
Gerenciamento, Organização, Economia
Práticas Jurídicas e de Obtenção
Cada Comitê é diferente, de acordo com as necessidades de seus membros no tocante às trocas e à colaboração internacional, e ao entusiasmo e compromisso que esses membros demonstram pela importância e complexidade dos assuntos com os quais estão envolvidos.

Nesses Comitês CIB são encontrados representantes de todas as profissões da área da construção, todas as disciplinas científicas e, de fato, todos os interesses da área de construção de todas as partes do mundo.

Alguns Comitês funcionam em conjunto com uma organização parceira do CIB. Pode-se esperar que no futuro haja mais desses Comitês conjuntos.

O desempenho desses Comitês é mantido sob constante exame pelo Comitê Programático do CIB. Comitês regulares que tenham concluído a sua tarefa são extintos e novos Comitês são continuamente acrescentados em resposta a uma necessidade recém surgida por troca de informações e colaboração entre os membros do CIB no âmbito internacional.

Temas Prioritários do CIB

Antigamente, o Programa do CIB era nada mais do que o resultado do que poderia se chamar de abordagem reativa: os Membros do CIB propunham a criação de um novo Comitê, o Comitê Programático do CIB fazia uma avaliação do interesse nesse Comitê entre os Membros em geral e do seu potencial valor agregado, e então decidia se o programa de trabalho proposto já não estava sendo abordado por outra organização internacional e, no caso de uma avaliação positiva, criava o Comitê.

O resultado é um programa feito de um grande número do que, em princípio, são Comitês sem relação entre si, dos quais os especialistas participam apenas de forma voluntária, e que na verdade não podem assumir um compromisso firme com um objetivo pré-definido, se se trata de um produto com entrega em um período estipulado.

Além dessa abordagem reativa, o CIB adotou recentemente a chamada abordagem proativa: o Conselho do CIB, após consultar seus Membros, escolhe dois ou três temas, define os produtos esperados para cada tema e fixa um programa de três ou seis anos para a sua produção.

Os componentes de um programa para cada tema nesta abordagem podem ser:
    • projetos dedicados a serem executados pelos Comitês do CIB
    • projetos colaborativos dos Membros
    • parcerias dirigidas com outras organizações.
Os Temas Prioritários estabelecidos para o CIB são:
  • Construção Sustentável – informações detalhadas sobre o assunto podem ser encontradas aqui
  • Clientes & Usuários - informações detalhadas sobre o assunto podem ser encontradas aqui
  • Revalorização da Construção - informações detalhadas sobre o assunto podem ser encontradas aqui
  • Projeto Integrado e Soluções de Entrega - informações detalhadas sobre o assunto podem ser encontradas aqui.
Uma apresentação esquemática da estrutura do Programa do CIB, incluindo os muitos Comitês e os Temas Prioritários, pode ser encontrada aqui

Congresso Mundial Trienal da Construção CIB

A cada três anos, ao final do Triênio CIB, a empresa organiza o seu Congresso Mundial Trienal da Construção.

Um dos objetivos deste Congresso é servir de plataforma para todos os especialistas em construção no mundo, dentro e fora da comunidade CIB, se reunirem e trocar experiências.

Outro objetivo deste Congresso é apresentar e discutir todos os resultados de projetos criados em conjunto com os Temas Prioritários do CIB e que estiveram em funcionamento durante o Triênio.

Os seguintes eventos são organizados junto com este Congresso:
    • Assembléia Geral Trienal do CIB, na qual, entre outros itens, é eleito o Conselho do CIB para o próximo Triênio e são discutidas as Políticas do CIB.
    • Reunião Trienal de Coordenadores do CIB, na qual os Coordenadores de todos os Comitês do CIB se reúnem e discutem o modo de operação interno do CIB até o ponto em que tenha impacto nas operações de seus Comitês.
A maioria dos Comitês do CIB também irá programar a sua reunião anual para o ano respectivamente adjacente ao do Congresso.