Eventos e Notícias

Confira a agenda de eventos e faça a sua programação.

Voltar para últimos eventos e notícias
Conheça o Desenvolvimento Integrado de Empreendimentos (IPD)

Pouca colaboração, conflitos, erros e retrabalhos. Essa é a rotina da Construção Civil. Reagindo a essa situação, no início deste século, empresas e associações, especialmente nos Estados Unidos, começaram a desenvolver e praticar uma estratégia que fomenta a colaboração, reduz os litígios e agrega valor para o cliente: o IPD (Integrated Project Delivery) ou Desenvolvimento Integrado de Empreendimentos.

O IPD se baseia em alguns princípios essenciais, dentre os quais se destacam: respeito e confiança mútuos, benefícios e riscos compartilhados, envolvimento antecipado dos participantes principais e comunicação aberta.

A chave para que um empreendimento no modelo IPD funcione, além da cuidadosa seleção de parceiros, é o contrato integrado, que prevê a forma com que as economias obtidas no empreendimento serão repartidas entre o cliente e os outros participantes, e define o modo de tomada de decisão conjunta.

O suporte à intensa colaboração estimulada no IPD é feito através do BIM (Building Information Modeling) – Modelagem da Informação da Construção. O BIM permite que todos os parceiros, das diferentes disciplinas envolvidas no empreendimento, consigam acompanhar o trabalho uns dos outros e efetivamente colaborar – e não somente co-operar – aportando seus conhecimentos e experiências, mesmo em áreas que não estão sob sua responsabilidade, para o bem do empreendimento como um todo.

O IPD foi um dos temas principais do Seminário Internacional BIM do SindusCon-SP em 2016, realizado em São Paulo sob a coordenação técnica do Prof. Dr. Eduardo Toledo do Departamento. Além de uma palestra do professor que esclareceu os conceitos do IPD, o evento contou com a participação de um palestrante da empresa americana SutterHealth, pioneira no uso de IPD, com inúmeros projetos de sucesso já realizados nesta modalidade. Para fechar o tema, o Dr. Júlio Bueno, advogado especializado no setor da Construção, mostrou como o contrato integrado pode ser implementado no Brasil.