Comemoração no Departamento

Pioneira e há tempos principal pesquisadora da química de cimento, gesso e cal no Brasil, a Profa. Maria Alba Cincotto celebrou 80 anos no dia 3 de Março, cercada de colegas e alunos, atuais e antigos e cheias de novas ideias. Tendo começado sua carreira acadêmica no IPT no início dos anos 60, fundou o laboratório de química de materiais de construção do Instituto nos anos 80. No início dos anos 90 transferiu-se para o Departamento e passou a se dedicar integralmente à formação em nível de mestrado e doutorado de uma nova geração de cientistas, sendo que tem ministrado ininterruptamente a disciplina de Química de Ligantes e orientado mais de 30 pesquisadores na área de materiais de construção.

Em ocasião da celebração de seu aniversário, organizada por integrantes do LME - Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais, o Vice-Reitor da USP - Prof. Dr. Vahan Agopyan ressaltou que a Profa. Maria Alba tem colaborado diretamente com as pesquisas de mais de uma centena de outros temas, tanto na USP quanto em outras universidades, ajudando a moldar conhecimento acadêmico desta área. A sua paixão pelo avanço do conhecimento e a extensão do seu conhecimento, aliadas ao rigor técnico e postura ética inflexível são reconhecidas por profissionais da acadêmica e indústria.

Autora de uma quantidade muito expressiva de trabalhos científicos, a Profa. Cincotto é uma das pesquisadoras brasileiras mais citadas na área de engenharia civil, no âmbito internacional. Sua visão crítica única a levou a desbravar temas importantes tradicionalmente relegados a segundo plano, entre os quais argamassas, cal hidratada, gesso e novos ligantes como cinzas vegetais e vidros ativados com silicatos alcalinos, e, também, impulsionou a expansão de áreas diversas como reologia e empacotamento de agregados. Participa ativamente da comunidade acadêmica e técnica brasileira, tendo influenciado a normalização, participado da criação de associações como IBRACON e ANTAC e criado conferências como o Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas, cuja XI Edição será realizada na USP, em Agosto de 2017 (http://www.sbta2017.org).

Além de amigos e colegas da USP e do IPT, participaram da homenagem o Prof. Vahan Agopyan, vice-reitor da USP e permanente colaborador da Profa. Cincotto, a Profa. Dra. Liedi L. B. Bernucci, vice-diretora da Escola Politécnica, o Prof. Dr. Francisco Cardoso, chefe do Departamento, o Dr. Hugo Armelin, da Votorantim Cimentos, o Eng. Carlos José Massucato da InterCement, o Dr. Valdecir Quarcione do IPT, o Prof. Dr. Arnaldo Carneiro da UFPE e o Prof. Pedro Bastos Kopschitz da UFJF. O Presidente da ABCP, Renato Giusti, foi representado pelos Engenheiros Valter Frigieri e Claudio Oliveira Silva.