Homenagem

Formado em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) em 1962, o Prof. Dr. Witold Zmitrowicz ministrou aulas de graduação de Planejamento Urbano na Escola Politécnica a partir do ano de 1979. O Prof. Witold também lecionou na FAU-USP e na Faculdade de Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Seus títulos acadêmicos foram obtidos no Departamento de Engenharia de Construção Civil, sendo o de Mestrado em 1979 e de Doutorado em 1985; em ambas as ocasiões foi orientado pelo Prof. Dr. Francisco de Paula Dias de Andrade, antigo chefe do Departamento e precursor e introdutor do conceito de Engenharia Urbana no Brasil. A sua carreira acadêmica teve ainda um prosseguimento com a sua livre-docência em 1997. Sempre realizou estudos e pesquisas de modo incessante e contínuo.

Acumulou experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos temas: estruturação da cidade, planejamento urbano, estruturas territoriais, estruturas e fluxos. Nestas áreas orientou 7 doutores e 20 mestres que hoje atuam em diversas atividades correlacionadas ao planejamento urbano.

A sua atuação acadêmica complementou as suas diversas experiências como servidor público municipal na prefeitura de São Paulo, ocupando cargos de responsabilidade como a presidência do Conpresp, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, e, na Secretaria Municipal do Planejamento, as funções de Diretor de Planejamento, Supervisor Geral do Planejamento, Diretor do Departamento de Planejamento dos Sistemas de Transportes, Diretor do Departamento do Orçamento Plurianual e Diretor do Departamento de Planejamento e Normatização Territorial. Esta sua importante atuação prática contribuiu muito para a sua atividade acadêmica, pois seus colegas, alunos e suas aulas puderam contar com relatos enriquecedores e aprimoramento de conteúdo relacionado à sua extensa experiência profissional.

Tive o privilégio de conviver com o Prof. Witold por mais de três décadas e uma boa parte desse período como vizinho de sala. Além das suas qualidades como pesquisador, docente e apaixonado pelo urbanismo, tive a oportunidade de contar com a sua amizade e assim conhecer o seu lado altruísta, generoso e sempre disponível para ajudar os outros. Deixou os seus amigos desamparados.
Vahan Agopyan

A área de Engenharia Urbana se despede de um ilustre professor, orientador e, principalmente, um amigo que se realizava ao compartilhar seus conhecimentos – que iam muito além dos da profissão - com todos os que estivessem dispostos a aprender algo novo. Com o olhar no futuro das cidades e nas transformações do ambiente urbano, buscava soluções de engenharia para os grandes desafios da sociedade atual.
Mercia Barros

Prof. Witold era uma pessoa muito querida por todos que trabalhavam com ele. Extremamente simples e inteligente, eu sempre aprendia algo nas nossas conversas. Trazia-nos lembranças de suas viagens, provando que não se esquecia de nós, suas secretárias e colegas de trabalho. Certamente alguém que fará muita falta, mas que sempre será lembrado.
Alcione Anaya

Para mim o Prof. Witold será lembrado, sobretudo, por ser um dos promotores das Artes da Escola Politécnica. Inúmeras vezes pudemos apreciar suas pinturas bastante autorais nas SAPOs - Semana de Arte da Poli.
Francisco Cardoso