Voltar para próximos eventos e notícias
IV SEPURB - Seminário de Pesquisas em Engenharia e Planejamento Urbanos

O Grupo de Pesquisa em Engenharia e Planejamento Urbanos do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Politécnica - USP organizou o IV SEPURB - Seminário de Pesquisas em Engenharia e Planejamento Urbanos, no dia 30 de novembro de 2017, em São Paulo.

Este Grupo de Pesquisa privilegia o enfoque tecnológico da questão urbana ao desenvolver estudos em duas vertentes: gestão de cidades e gestão habitacional. O objetivo é gerar conhecimento voltado para a realidade urbana e habitacional da população brasileira, assim como contribuir para a elevação da qualidade de vida urbana e para a ampliação do acesso dessa população à moradia e aos serviços urbanos de forma sustentável.

O IV SEPURB foi realizado para apresentar estudos e promover reflexões sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos docentes e seus alunos no âmbito do Grupo de Pesquisa em Engenharia e Planejamento Urbanos do Departamento. A ocasião propiciou troca de experiências e de comentários, assim como tornou possível a realização de contribuições para o aperfeiçoamento das pesquisas e estudos em andamento.

Participaram da abertura do Seminário, a Profa. Lúcia Helena de Oliveira - Chefe do Departamento, o Prof. Rafael Pileggi - Coordenador de pesquisa do Departamento, e o Prof. Antonio Figueiredo - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP. Todos enfatizaram a importância da iniciativa.

Durante a programação do evento, as pesquisas foram apresentadas em cinco grupos temáticos. O primeiro grupo teve a apresentação do Eng. Leonardo Briza Paes Manso, com a pesquisa “Sistemas participativos de apoio à gestão do desenvolvimento sustentável em cidades e comunidades: aplicação da norma ISO 37101”; do Eng. Rafael Barreto Castelo da Cruz, com o “Diagnóstico da percepção popular sobre os processos participativos em planejamento urbano” e da Eng. Iara Negreiros, com a apresentação “Retrofit urbano: uma abordagem para a tomada de decisão”.

O segundo grupo teve a apresentação da Eng. Martina Pacifici, com a “Análise da disponibilidade solar e cenários evolutivos em áreas urbanas sujeitas à verticalização e ao adensamento” e da Arq. Carolina Girotti, que apresentou a “Modelagem dos parâmetros da forma urbana para a análise do potencial de inserção da energia solar fotovoltaica no ambiente urbano”.

No terceiro grupo, os alunos de graduação da Università La Sapienza, Giulia Paradisi e Virginia Marsella, apresentaram o trabalho “Urbanização da favela São Remo”, já o aluno Andrea Nicolluci apresentou “Habitação social na região central de São Paulo”.

O quarto grupo teve a apresentação do Eng. Marcelo Nakano Daniel, com a pesquisa “Efeitos da escala urbana nas cidades brasileiras”, e do Eng. Renato Dallora com a “Geração per capita de resíduos sólidos urbanos: a complexidade de um indicador em diferentes escalas de estudo”.

Durante o encerramento do Seminário, a Profa. Karin Marins apresentou o conjunto de pesquisas que coordena sobre o tema “Sustentabilidade de bairros: uma abordagem multicriterial no Belenzinho, São Paulo”, e o Prof. Alex Abiko, Coordenador do Grupo de Pesquisa, apresentou o conjunto de atividades da “CEE 268, Comissão de Estudos Especial 268 da ABNT, Comunidades e Cidades Sustentáveis”.