POLI-Construção Civil
Facebook Linkedin

Infraestrutura em Cidades Latino-Americanas
    Moradias de madeira construídas na área de proteção ambiental

O projeto “Coprodução de Estratégias de Gerenciamento de Riscos de Deslizamento de Solos por meio do Desenvolvimento de Infraestrutura em Cidades Latino-Americanas” foi desenvolvido em Medellín, Colômbia, e São Paulo, Brasil, em parceria entre as universidades sul-americanas (Universidade Nacional da Colômbia e Universidade de São Paulo) e do Reino Unido (Universidade Heriot Watt e Universidade de Edimburgo). No caso específico de São Paulo, foi executado em um assentamento informal chamado Vila Nova Esperança, VNE, localizado em uma área entre a divisa do município de São Paulo e Taboão da Serra (região Metropolitana da Grande São Paulo).

Esta pesquisa foi coordenada pelos Profs. da Escola Politécnica, Alex Abiko do Departamento de Engenharia de Construção Civil e Fernando Marinho do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotecnia. Participaram também outros pesquisadores da Politécnica, do IPT e do Instituto Geológico.

Vista parcial da VNE. Observação das moradias situadas na base do talude

O projeto de pesquisa "Coprodução de estratégias de gestão de riscos" explorou as possibilidades de expansão e transferência transnacional de estratégias participativas para reduzir o risco de deslizamentos de terra nos assentamentos informais em áreas de inclinação na América Latina. Nessa perspectiva, com uma abordagem de baixo para cima, planeja fornecer elementos para enfrentar os riscos de deslizamentos de terra nas cidades do Sul Global, otimizando a colaboração entre comunidades e os órgãos governamentais relevantes, bem como o uso colaborativo de intervenções físicas e sociais.

O trabalho junto à comunidade de VNE, neste projeto de pesquisa, possibilitou um trabalho conjunto de uma comunidade, uma universidade pública e dois Institutos de Pesquisa públicos num interesse comum, além de outras instituições como a CDHU e as prefeituras de Taboão da Serra e de São Paulo.

Cabe lembrar que muito do trabalho de concertação depende da conjuntura política e das possibilidades que os representantes das instituições envolvidas têm de encaminhar possíveis ações no trabalho conjunto. Desta forma esperamos que o trabalho tenha continuidade na comunidade VNE e com seu protagonismo frente aos demais atores.

Clique aqui para a íntegra do relatório de pesquisa.

Av. Professor Almeida Prado, Travessa 2, Nº 83

Edifício de Engenharia Civil