POLI-Construção Civil
Facebook Linkedin

Seminário para a divulgação do conteúdo atual do SINAPI

A Caixa Econômica Federal, com o apoio da Escola Politécnica da USP e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizou seminário para a divulgação do conteúdo atual do SINAPI, o sistema de custos que baliza os preços das obras públicas e que também é usado para orçamentos de obras privadas de construção de edificações.

O evento teve uma primeira parte onde a equipe da Caixa explica como usar o SINAPI. Em seguida tem-se uma apresentação do método utilizado para o aprimoramento do sistema de custos (que teve a participação de vários professores da Poli-USP) e, por fim, há uma breve exposição da UFRJ.

O vídeo traz o simpósio na íntegra. << Clique aqui para assistir >>.

O 1º Seminário Técnico-científico nas Universidades: Referências de Custo de Obras ocorrido em 07/10/2021, teve como objetivo:

- divulgar a metodologia adotada no SINAPI para a composição de referências de custos de obras;
    - discutir as possibilidades de sua utilização no ensino de planejamento e orçamento de obras, nas universidades;
    - fomentar o interesse pelo desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, junto às Universidades, capazes de constituir novas referências de custos, complementares à do SINAPI.

Organização:

Bruno Luis Costa (arquiteto e professor, da FAU-UFRJ)
    Mauro de Castro (arquiteto e gerente executivo do SINAPI)
    Ubiraci Espinelli (engenheiro civil, da Poli-USP)

Av. Professor Almeida Prado, Travessa 2, Nº 83

Edifício de Engenharia Civil