Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Tecnologias construtivas para a reabilitação de edifícios PDF
    • Aluno: Renato Morettini
    • Orientador: Mércia Maria Semensato Bottura de Barros
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2011

    À medida que os edifícios se tornam obsoletos, seja pelo não atendimento às condições normais de uso, seja pela necessidade de incorporar elementos que melhorem o desempenho e a eficiência deste edifício, a sua reabilitação se mostra não somente viável como necessária. Grande parte dos impactos gerados pelo setor da construção civil provém dos edifícios existentes, que não foram concebidos segundo os conceitos de sustentabilidade atualmente aplicados. Por isto, reabilitar um edifício para torná-lo mais sustentável contribui para a redução dos impactos gerados no meio ambiente. Realizar uma reabilitação para tornar um edifício mais sustentável é possível através da introdução de novas tecnologias aos sistemas deste edifício que se mostram obsoletos. A tomada de decisão sobre o conjunto de tecnologias construtivas a serem utilizadas na reabilitação de um edifício deve ser realizada de acordo com as potencialidades de intervenção e limitações do próprio edifício, sendo que a escolha da melhor alternativa depende de diversas variáveis, específicas para cada empreendimento. Desta forma, o objetivo deste trabalho é propor um processo para auxiliar a decisão dentre diferentes tecnologias de forma a tornar a reabilitação mais sustentável. Para tanto, a metodologia foi baseada em estudos bibliográficos que, a partir da proposição de um processo de decisão, possibilitaram a definição de requisitos de sustentabilidade a serem considerados, além de tecnologias construtivas que atendem a estes requisitos. Espera-se, assim, que o presente trabalho possa contribuir para o processo de reabilitação de edifícios, estimulando o desenvolvimento sustentável desta atividade, contribuindo também para a redução de danos ao meio ambiente.

  • Diretrizes para capacitação profissional por competências de trabalhadores da construção civil PDF
    • Aluno: Cláudio Barboza Ferreira Junior
    • Orientador: Mércia Maria Semensato Bottura de Barros
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2011

    O país está atravessando uma fase singular no setor da construção civil, particularmente no segmento de edificações. Entretanto, como conseqüência da queda de investimentos em capacitação de mão de obra nos últimos anos, a construção civil sofre pela escassez de profissionais especializados em quantidade e qualidade exigidas pelo setor. É neste contexto que se insere o presente trabalho, cujo foco é para a capacitação profissional em nível operacional, tendo como objetivo propor diretrizes para capacitação profissional por competência. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica por meio de consultas a artigos técnicos nacionais e internacionais, dissertações e teses. Como resultado do trabalho, é proposto um modelo para programas de capacitação profissional por competência e uma proposta de aplicação para o caso do assentador e rejuntador de placas cerâmicas e porcelanato para revestimentos.

  • Análise das influências das estratégias de diversificação e dos modelos de negócios no desempenho das empresas de real estate no período 2005 a 2010 PDF
    • Aluno: Fernando Ferreira de Araujo Souza
    • Orientador: Claudio Tavares de Alencar
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2011

    O objetivo da presente dissertação é verificar em que medida o nível de diversificação das empresas de Real Estate e os modelos de negócios empregados em suas estratégias de crescimento no período 2005 a 2010 possam ter influenciado o desempenho econômico das organizações. Para tanto, identificou-se o nível de diversificação geográfica e de produtos das empresas nos anos do período, e os principais modelos de negócios empregados para a entrada em novos mercados e segmentos de renda. Em seguida, as empresas foram estratificadas em grupos, segundo o nível de diversificação e os seus modelos de negócios predominantes. Para cada grupo, determinou-se a capacidade de geração de renda e valor econômico para o acionista. Os grupos foram comparados entre si e com o desempenho médio das empresas do setor. A pesquisa faz uso das empresas de Real Estate listadas no segmento Novo Mercado da BM&FBovespa. Os resultados sugerem que para a entrada no segmento econômico e popular, os modelos de aquisição e desenvolvimento próprio se mostraram mais eficientes, respectivamente, do que os modelos de parcerias. A concentração de produtos se mostrou igualmente de desempenho superior. Quanto à diversificação geográfica, não foi possível estratificar as empresas para análise adequada, no entanto, a maioria das empresas de atuação nacional e municipal apresentou resultados acima do conjunto do mercado, enquanto as empresas com atuação estadual apresentaram resultados próximos ou abaixo da média.

  • Estudo sobre a variabilidade do módulo de deformação do concreto associada a fatores intrínsecos à produção do material PDF
    • Aluno: Renata D'Agostino De Marchi
    • Orientador: Antonio Domingues de Figueiredo
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2011

    Em função da especificação do módulo de elasticidade ou módulo de deformação do concreto ser cada vez mais frequente, se faz necessário o conhecimento da variabilidade desta propriedade, relacionada ao processo de produção, de modo a tornar mais confiável sua avaliação e que possibilite melhores condições no controle de produção para o atendimento aos requisitos associados a esta propriedade. Várias pesquisas têm comprovado que a variabilidade das propriedades mecânicas dos materiais de construção obedece a processos aleatórios. Portanto, os métodos de segurança no projeto estrutural devem estar fundamentados no conceito da teoria das probabilidades e não em métodos deterministas. Isso já acontece para a determinação da resistência à compressão, conforme estabelecido pela ABNT NBR 12655 (2006). A presente dissertação tem como objetivo principal estudar o controle experimental do módulo estático de deformação do concreto, mostrando a influência da variação dos materiais constituintes do concreto, dentro da realidade de uma Central de Concreto. Também objetiva apresentar uma discussão da aplicabilidade do conceito semiprobabilístico das normas nacionais de projeto, dosagem e controle tecnológico à propriedade módulo de deformação do concreto. A metodologia da pesquisa envolveu a escolha de uma central dosadora de concreto localizada na cidade de São Paulo, com a avaliação em dois concretos de resistências características (fck) de 25 e 30 MPa, que são comumente solicitados no mercado em que se insere. Para cada fck foram realizados ensaios para determinação do módulo de deformação secante, Ecs, três vezes por semana por um período de nove meses. Em função da precisão observada em pesquisa recente, foi utilizada a instrumentação clip gage para avaliação da propriedade 'módulo de deformação'.||Foram realizados ensaios sob o plano de carregamento secante, previsto na ABNT NBR 8522 (2008). Concluiu-se que, pelo fato do módulo de deformação do concreto ser influenciado pela resistência à compressão, que obedece a uma distribuição probabilística, não se pode atribuir à propriedade uma característica determinística, incorrendo no risco de não atendimento da propriedade. Recomendou-se o estabelecimento de tolerâncias para a especificação do módulo de deformação, uma vez que é uma variável com distribuição de probabilidade de rejeição. Sugeriu-se a discussão de mudança de enfoque no controle do módulo de deformação do concreto, com o controle por valor característico, tal qual ocorre para a resistência à compressão, atribuindo-se um estimador que atribua valores inferiores ao módulo de deformação, considerando-se uma rejeição aceitável. Também pode-se atribuir uma faixa de variação aceitável do valor em torno da média, uma vez que a responsabilidade estrutural do parâmetro módulo de deformação é menor do que o da resistência à compressão.

  • Diretrizes de pesquisa para formatação de produto habitacional dirigido para um segmento de mercado PDF
    • Aluno: Renato Mauro Filho
    • Orientador: João da Rocha Lima Júnior
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2011

    O planejamento estratégico direcionado para o produto habitacional deve ser orientado para atender expectativas de um determinado estrato de mercado, apresentando características e atributos que satisfaçam à demanda desse público alvo nele inserido. Foram desenvolvidas diretrizes para estratificar um mercado habitacional e extrair informações sobre imagens de expectativas determinantes para a compra de um imóvel. O referencial teórico construído discutiu formas de estratificar um mercado por critérios geográficos, demográficos, socioeconômicos e psicográficos ou comportamentais. Identificaram-se expectativas habitacionais a partir do atendimento de necessidades durante o processo que conduziu a decisão de compra. A enquete realizada desenvolveu um processo de estratificação de mercado a partir da caracterização de um público alvo comprador de alto poder aquisitivo dentro de uma região da cidade de São Paulo. Este estrato, também foi produzido segundo os estágios do ciclo de vida familiar definidos, expresso por gerações e por um perfil psicográfico específico identificado pela também pela enquete. Ao final, as imagens de expectativas identificadas a partir do segmento de mercado produzido, emularam um produto hipotético apresentado que as atendesse de forma mais eficiente.


Anterior Próximo
    1. . .  18    19    20    21    22    23    24    25    26    27  . . . 157