top of page

"A oportunidade da construção de baixo carbono – Um relato do Fórum Mundial Edifícios e Clima", por Vanderley M John

PCC - USP PCC - USP

"A oportunidade da construção de baixo carbono – Um relato do Fórum Mundial Edifícios e Clima", por Vanderley M John, professor do nosso Departamento, está em pauta no Jornal da USP.


Em formato de artigo, a publicação apresenta contexto: 


"A mudança climática e a redução da população que se avizinha certamente vão definir o nosso futuro: bem-estar e renda das pessoas, empresas e países. As consequências sobre a vida prática e a economia (preço de alimentos, por exemplo) dos, cada vez mais frequentes, eventos extremos – enchentes, secas, incêndios florestais, trombas de água, ondas de calor que matam e que, ao elevar a demanda de energia, podem provocar blecautes tornando inútil o ar-condicionado – já estão ficando evidentes para todos e já começam a provocar mudanças no posicionamento dos atores sociais, com consequências políticas no médio e longo prazo [...]". 


Em seguida, com o objetivo de promover reflexões e compartilhar conhecimento sobre as principais estratégias de transformação do setor da Construção Civil, informa sobre iniciativas internacionais. Cita que “o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, em cooperação com o governo da França, realizou recentemente o 1º Fórum Mundial Edifícios e Clima. O Fórum marca uma transição das políticas de mitigação de CO2, eficiência energética e geração de energias renováveis no edifício (os zero net buildings) [...]”. Ao relatar o panorama brasileiro, o artigo enfatiza: 


“O Brasil, que irá sediar a COP 30, teve grande destaque no Fórum, com o ministro das Cidades Jader Barbalho Filho apresentando na sessão de encerramento o nosso desafio de produzir mais de seis milhões de moradias, escolas, hospitais, absolutamente necessários para melhorar a qualidade de vida da população [...]";


“Ao contrário do senso comum, o desenvolvimento e implementação de uma política consistente de mitigação de CO2 ao longo do ciclo de vida dos edifícios são uma oportunidade para o país, incluindo seus governantes. [...]”; em trecho seguido por texto que apresenta amplo conteúdo específico sobre o Brasil. 


ℹ Leia na íntegra. Acesse: https://lnkd.in/eGt5kApE <<<

 
 
 

コメント


© 2021 por Gadioli Branding e Comunicação.

bottom of page