top of page

Apresentação aos alunos do curso Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios do Poli-Integra, ministrada pelos convidados Daniela Ferrari Toscano de Britto e Mario Saporito

PCC - USP PCC - USP

Os alunos da disciplina “Desafios atuais da produção de edifícios: como superá-los”, do curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios do Poli-Integra, ministrada pelo professor convidado Mário Rocha Neto e pelo professor Francisco Cardoso, do nosso Departamento, tiveram a oportunidade de vivenciar duas palestras de convidados.


A primeira foi a da engenheira e especialista Daniela Ferrari Toscano de Britto, diretora de RI da Construtora Tenda, que falou sobre “Política habitacional: Como o setor privado se organizou para produzir HIS e assumiu o protagonismo”. Depois de caracterizar o mercado de Habitação de Interesse Social (HIS) do Brasil, mostrando a distribuição do déficit habitacional urbano pelas diferentes faixas de rendas, assim como mostrar o papel da Tenda no atendimento às faixas de menor renda, de produção subsidiada, apontou o crescimento da relevância da HIS no mercado. Em seguida, apresentou sua proposta de estratégia para o setor privado crescer sua representatividade na indústria da construção civil voltada ao segmento de HIS, baseada nos pilares: Capitalização das empresas, Affordability (acesso ao crédito), Industrialização e Urbanismo. Dos quatro, desenvolveu mais o da "Industrialização", focando no caso da Tenda, trazendo as ações da empresa, que percorreu um “caminho longo cuja eficiência depende de investimento, continuidade e escala mínima”. Mostrou então que este começou com a redução da mão de obra dos processos da empresa e mais recentemente se voltou para a verticalização e a matriz de materiais, por meio da construção off-site e do uso de componentes que empreguem materiais alternativos, que se materializou pela abertura da fábrica de casas da Alea, do grupo Tenda.


Já o arquiteto Mario Saporito, gerente de Engenharia e Projetos da Rocontec - Rocha Construção e Tecnologia, falou da “Industrialização na Construção - Case Projeto WPP”. Trata-se de uma obra realizada para a Brookfield Properties, de quase 70 mil m², que abrigará o campus da agência WPP Brasil, com projeto de arquitetura do Estúdio Gustavo Utrabo. O palestrante começou apresentando o trabalho desenvolvido de pré-engenharia, que permitiu a redução do custo do contrato, graças a iniciativas como: desenvolvimento da integralidade dos projetos em BIM, substituição da fundação em estaca hélice por estaca pré-fabricada e “materialização dos desejos do arquiteto com soluções técnicas de engenharia embasadas por custo + desempenho + durabilidade + métodos de manutenção”. Em seguida, abordou a mudança introduzida mais impactante, a alteração da estrutura inicialmente projetada para ser moldada no local por uma pré-fabricada, que acabou sendo fornecida pela Cassol Pré-Fabricados. Aprofundou então aspectos como plano de ataque da obra, logística de suprimentos e de montagem, emendas de elementos e capeamento das lajes, até chegar a solução dada para a execução e montagem das empenas pré-fabricadas.


 
 
 

Comments


© 2021 por Gadioli Branding e Comunicação.

bottom of page