“Cidades saudáveis e sustentáveis: como o planejamento urbano aprimora a vida das pessoas”, está em pauta na reportagem do Jornal da USP com a participação do professor Alex Kenya Abiko
- PCC - USP PCC - USP
- 2 de jun.
- 2 min de leitura

“Cidades saudáveis e sustentáveis: como o planejamento urbano aprimora a vida das pessoas” está em pauta na reportagem do Jornal da USP, com versão veiculada na Rádio USP, que conta com a participação do professor Alex Abiko, docente Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, entre os entrevistados. Ao expor depoimentos de profissionais que concederam entrevistas sobre áreas de conhecimento correlacionadas, a matéria apresenta soluções que foram discutidas frente às problemáticas atuais, bem como reflexões, alternativas e orientações técnicas que podem auxiliar os governantes no desenvolvimento sustentável das cidades.
“Em um cenário global marcado por inseguranças políticas e climáticas, a sustentabilidade das cidades é essencial para combater e gerenciar crises, sejam ambientais ou econômicas. A partir disso, o conceito de cidades sustentáveis começou a ganhar força como um conjunto de práticas e características urbanas buscando aprimorar a vida da população. Com o intuito de padronizar as práticas sustentáveis, entidades nacionais e internacionais definem algumas normas técnicas que orientam as cidades para os métodos adequados. No Brasil, a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas cumpre esse papel", informa trecho da notícia, que também enfatiza que mundialmente essa mesma responsabilidade cabe à ISO - International Organization for Standardization”.
Em trecho temático sobre “Normas técnicas”, o professor Abiko, que é o coordenador da Comissão de Estudo Especial de Desenvolvimento Sustentável em Comunidades (ABNT/CEE-268), esclarece que “excluindo raríssimas exceções, as normas técnicas não são de uso obrigatório, mas voluntário”. Em continuidade, a matéria informa:
“Apesar disso [uso voluntário], ele ressalta a importância da elaboração e aplicação desses métodos para que sirvam de orientação àqueles que trabalham em assuntos que exigem uma determinada norma técnica”.
|| Em seu depoimento, Abiko explica que a ABNT/CEE-268 é vinculada à ISO e replica essa estrutura no Brasil. Ele também destaca:
“[No âmbito da ABNT/CEE268] já foram publicadas cerca de 56 normas sobre o tema de cidades sustentáveis. Com essa padronização é possível realizar comparações entre metrópoles como São Paulo, por exemplo, e outras cidades brasileiras e estrangeiras”. ||
ℹ️ Leia o depoimento completo do professor Abiko e confira o conteúdo publicado no Jornal da USP e na Rádio USP: https://lnkd.in/e7SrxgNx
©️.imagem: Jornal da USP > Foto: 123RF
Comments