
Nos dias 20 e 21 de junho, a cadeia da impermeabilização se reuniu para a realização do 17° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização (SBI_2023). Na ocasião, a mestre em ciências formada no programa de mestrado profissional em inovação na construção civil, o ConstruINOVA, associado ao Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, Julie Anne Braun, apresentou um trabalho sobre a avaliação do ciclo de vida (ACV) de materiais e sistemas de impermeabilização. O trabalho foi desenvolvido em coautoria com a professora do Departamento Renata Monte, e a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) Fernanda B. Silva, que é titulada na graduação, mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da USP - Universidade de São Paulo.
Com o trabalho, as pesquisadoras buscaram apresentar para o segmento de impermeabilização os conceitos básicos da ACV e apresentar a ferramenta SIDAC - Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção que permite calcular indicadores de desempenho ambiental de produtos de construção com base em dados brasileiros. O objetivo maior do trabalho foi alcançado, qual seja criar uma reflexão sobre a importância da análise do desempenho ambiental dos sistemas de impermeabilização.
Na edição deste ano do Simpósio, SBI 2023, o trabalho recebeu o prêmio de 1° lugar acadêmico, sendo um reconhecimento do quanto o tema é pertinente e relevante para o momento. No contexto, durante a realização do 16° SBI, em 2021, um trabalho elaborado pela professora Renata Monte, naquele momento em coautoria com a sua então orientanda Julie Anne Braun, e em conjunto com o professor Francisco Cardoso, docente do Departamento, também foi premiado com a colocação de 1° lugar acadêmico. Sendo este o segundo Simpósio consecutivo em que nosso Departamento é premiado neste relevante evento da cadeia da construção civil brasileira.
O Simpósio Brasileiro de Impermeabilização é o maior evento técnico-acadêmico da cadeia do segmento de impermeabilização do Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI). Neste ano, em sua 17° edição, teve como tema principal a manutenção dos sistemas de impermeabilização. Tema muito demandado com a norma de garantia e desempenho, que despertaram a cadeia da construção de edificações para olharem para esta área tão necessária que é a impermeabilização.
Comments