top of page

Discentes da disciplina "Planejamento Urbano e Regional" receberam a visita do arquiteto e gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo, Luiz Antonio Cortez Ferreira

Em junho deste ano, a disciplina "Planejamento Urbano e Regional", ministrada pela professora Karin Regina de Castro Marins, docente do nosso Departamento, com a colaboração da pós-doutoranda Aida Pontes, recebeu Luiz Antonio Cortez Ferreira, arquiteto e urbanista, gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo. Ele compartilhou dados preliminares da Pesquisa Origem-Destino 2023, trazendo insights importantes: houve queda no número de viagens, redução do uso de transporte individual entre as faixas de renda mais baixa, aumento do uso de transportes ativos (como bicicleta e caminhada) e diminuição das viagens por motivo de escola - possivelmente em função do envelhecimento populacional e do ensino online.


Na oportunidade, também foi apresentado o projeto da Linha 22-Marrom do Metrô, com destaque para a futura Estação Universidade de São Paulo. As diretrizes para a implantação dessa estação foram desenvolvidas em parceria entre a Universidade de São Paulo e o Metrô de São Paulo, como parte do processo de elaboração do Plano Diretor do Campus USP Capital - Butantã, em 2024.


A disciplina tem como foco discutir os processos de gestão e planejamento urbano e regional, com ênfase em soluções de engenharia urbana no Brasil e em países em desenvolvimento. A mobilidade urbana é um dos temas abordados ao longo do curso - e encontros como esse mostram, de forma potente, como teoria e prática se conectam.

 
 
 

Comentários


© 2021 por Gadioli Branding e Comunicação.

bottom of page