“Construção Modular: um caminho para o futuro da construção e a relevância da jornada do cliente” é o título da dissertação de mestrado defendida pelo engenheiro civil PAULO OLIVEIRA, CEO da ARATAU, sob a orientação do professor do nosso Departamento Eduardo Toledo Santos, no âmbito do ConstruInova - Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Escola Politécnica da USP.
O advento da Indústria 4.0, a inovação e a digitalização têm provocado transformações notáveis nos produtos, processos e na produtividade em diversos setores industriais. Com velocidade sem precedentes, tais mudanças têm impactado todos os elos da cadeia de valor que caracteriza cada um desses setores, de ponta a ponta. Entretanto, no setor da Construção Civil, o elo da construção tradicional não tem se apropriado com a devida velocidade dos benefícios oriundos de tais transformações. Frequentemente, ainda lida, por exemplo, com a imprevisibilidade de custos e prazos e com falhas de qualidade.
Considerado o cenário, a construção modular apresenta forte potencial para solucionar problemas crônicos, tais como queda da produtividade e escassez de mão de obra, enfrentados pelos profissionais atuantes na construção convencional. Representa ainda a oportunidade de desenvolver produtos industrializados com mais rapidez e qualidade superior de desempenho, se comparados com os convencionais, bem como reduzir desperdícios de recursos e materiais no canteiro de obra.
No contexto, a dissertação de mestrado estabelece foco no tema da “Jornada do Cliente”, ou Customer Experience (CX). Assim, o trabalho explora a experiência de uma startup de construção modular que propõe uma Jornada do Cliente inovadora e disruptiva para o mercado imobiliário, fundamentada na integração do uso de modelos BIM com uma plataforma de Realidade Virtual 3D. Tendo como objetivo estudar a satisfação do cliente, busca compreender os problemas enfrentados pelos futuros proprietários, bem como identifica e analisa lacunas e necessidades não atendidas pelos sistemas computacionais existentes. Considera todo o ciclo das negociações relacionadas com a decisão da compra, a etapa da construção, até chegar no momento da entrega da unidade residencial. Apresenta conteúdo sobre as análises críticas, bem como informações sobre uma Plataforma de Realidade Virtual 3D desenvolvida para facilitar interações com o cliente.
Os resultados documentados na dissertação apontam que a Plataforma, proposta como parte da Jornada do Cliente, é eficaz e aplicável à comercialização de casas modulares e de unidades residenciais que atualmente são produzidas de modo convencional. Indicam também que o aumento do uso da Plataforma apresenta potencial de inovação, sobretudo para complementar os estandes de vendas, bem como as maquetes físicas, no ambiente do mercado imobiliário residencial.
ℹ Participaram da banca avaliadora a professora Ana Cuperschmid, da UNICAMP, e o Prof. Dr. Wilson Honda, diretor da Y. Takaoka.
Comments