
A dissertação “Construção Modular: um caminho para o futuro da construção e a relevância da jornada do cliente”, do engenheiro civil Paulo Oliveira - CEO da Aratau Construção Modular, concluída no ConstruInova - Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Escola Politécnica da USP, sob a orientação do professor Eduardo Toledo Santos, docente do nosso Departamento, foi nomeada vencedora, em 1º lugar, na “Categoria Pesquisa Acadêmica - subcategoria Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado”, do “25º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade”. Na edição deste ano, segundo notícia publicada no site da CBIC Brasil, a premiação “traz uma reformulação nas categorias, trabalho desenvolvido em parceria com o SENAI CIMATEC, e está associada ao Projeto Construção 2030, que busca a industrialização do setor através da inovação aberta”.
O trabalho de Oliveira que foi premiado estabelece foco no tema da “Jornada do Cliente”, ou Customer Experience (CX). Assim, a dissertação explora a experiência de uma startup de construção modular que propõe uma Jornada do Cliente inovadora e disruptiva para o mercado imobiliário, fundamentada na integração do uso de modelos BIM com uma plataforma de Realidade Virtual. Tendo como objetivo estudar a satisfação do cliente, busca compreender os problemas enfrentados pelos futuros proprietários, bem como identifica e analisa lacunas e necessidades não atendidas pelos sistemas computacionais existentes. Considera todo o ciclo das negociações relacionadas com a decisão da compra, a etapa da construção, até chegar no momento da entrega da unidade residencial. Apresenta conteúdo sobre as análises críticas, bem como informações sobre uma Plataforma de Realidade Virtual desenvolvida para facilitar interações com o cliente.
Os resultados documentados na dissertação apontam que a Plataforma de Realidade Virtual, proposta como parte da Jornada do Cliente, é eficaz e aplicável à comercialização de casas modulares e de unidades residenciais que atualmente são produzidas de modo convencional. Indicam também que o aumento do uso da Plataforma apresenta potencial de inovação, sobretudo para complementar os estandes de vendas, bem como as maquetes físicas, no ambiente do mercado imobiliário residencial.
|| O 25º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), em correalização com o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. ||
🎥 Confira vídeo publicado on-line, no site da CBIC, com breve explanação sobre o conteúdo da dissertação premiada: https://lnkd.in/dA-x4xxG
ℹ Saiba mais sobre o ConstruInova: https://lnkd.in/dVr2dps
© Informações e composição da imagem: https://lnkd.in/d9wzQK9 || PAULO OLIVEIRA - CEO da ARATAU Construção Modular.
Comments