
Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e sob a orientação da professora Lucia Helena de Oliveira, docente do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o engenheiro Lucas Tamaki Otani defendeu a monografia de Especialização “Consumo de água e de energia elétrica de triturador de resíduos alimentares em pias domésticas”, realizada no curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios do Poli-Integra.
A pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho do triturador de resíduos alimentares em domicílios com relação ao consumo de água e de energia elétrica e à ocorrência de obstrução no sistema de esgoto sanitário.
Por meio de revisão da literatura, analisou-se que esses requisitos de desempenho do triturador de resíduos alimentares são favoráveis, tendo em vista o impacto pequeno ou insignificante no sistema de esgotamento sanitário. Estabeleceu-se uma comparação para o consumo de água e de energia elétrica, que constatou que os dados internacionais apresentam a mesma ordem de grandeza do catálogo brasileiro do triturador de resíduos alimentares.
Além da viabilidade técnica, estudou-se a percepção operacional e a viabilidade de sua implantação no Brasil. Para tal, foi utilizado um questionário respondido por usuários para validar as informações estrangeiras. Os respondentes brasileiros confirmaram os dados internacionais e indicaram o problema de acessibilidade financeira ao equipamento. Por outro lado, a viabilidade ambiental do triturador de resíduos alimentares depende da infraestrutura de coleta e tratamento de lixo e esgoto da cidade, sendo recomendado apenas para locais com gestão de resíduos adequada que atende toda a população.
Enfim, o consumo de água e de energia do triturador podem ser considerados insignificantes. A ocorrência de obstruções no sistema de esgoto é pequena, mas demanda o uso adequado do triturador e a manutenção frequente da caixa de gordura. O triturador pode ser uma alternativa viável e sustentável para residências brasileiras, especialmente em locais com sistemas completos de coleta e tratamento de esgoto, o que depende de uma política pública.
Ressalta-se que a escassez de literatura sobre o uso do equipamento no Brasil dificulta a análise precisa de seu desempenho no contexto nacional, o que evidencia a necessidade de pesquisas no âmbito predial e municipal sobre o tema.
ℹ Em conjunto com a professora orientadora, estiveram presentes na banca a professora Eliane H. Suzuki e o professor Orestes Goncalves, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.
📍 O curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios do Poli-Integra está com inscrições abertas para o processo seletivo da nova turma. Saiba mais e inscreva-se: https://lnkd.in/dcqhiguE
Comments