top of page

MDIC lança novos guias orientativos sobre usos de tecnologias da Indústria 4.0 na construção

PCC - USP PCC - USP

A matéria intitulada “MDIC lança novos guias orientativos sobre usos de tecnologias da Indústria 4.0 na construção”, publicada no portal de notícias do site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) – Construa Brasil, em abril deste ano [2024], informa sobre a concretização de mais uma iniciativa do MDIC, por meio do Projeto Construa Brasil. Trata-se do lançamento de dois novos Guias Orientativos que apresentam as melhores práticas para gestão da produção em canteiros de obras e gestão operacional de edifícios já construídos.


Os dois Guias são fontes de orientação, em especial, para empresas desenvolvedoras de sistemas e para construtoras. Os novos materiais fazem parte da Meta 7 do Projeto Construa Brasil, que tem o objetivo de “Estimular o Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM”. No contexto, o professor Fabiano Rogerio Corrêa, docente do nosso Departamento, figura entre os participantes que atuaram na Equipe Técnica da Submeta 7.1 das duas publicações, ao lado do engenheiro civil Alex Roda Maciel, que é titulado sob a sua orientação no Programa ConstruInova, e do professor Sergio Scheer, da Universidade Federal do Paraná, com curadoria da Rede Catarinense de Inovação – RECEPETi.


◾ O Guia ‘Uso de Tecnologias |4.0 e BIM em Gestão de Obras’ orienta sobre a forma de promover a integração do BIM e da Internet das Coisas (IoT), com o uso do Blockchain, tendo como objetivo gerar conhecimento que fundamente o efetivo controle das obras. Com essas técnicas, as empresas podem otimizar processos e reduzir desperdícios e custos, além de melhorar a qualidade e a eficiência das obras.


◾ O Guia ‘Uso de Tecnologias da Indústria 4.0 e BIM na Gestão de Ativos’ aborda o uso de tecnologia de IoT e Computação em Nuvem para obter informações atualizadas sobre as condições de uso da edificação e seus sistemas. Com essa técnica, é possível realizar o monitoramento contínuo das condições dos edifícios e seus componentes, o que pode aumentar a segurança e a eficiência operacional das construções.


A matéria publicada no site do MDIC destaca ainda a relevância da expansão do uso do BIM para viabilizar a industrialização da construção, processo importante também para aumentar a produtividade do setor. “Por isso, o governo federal relançou a Estratégia BIM-BR como parte da Nova Indústria Brasil. A disseminação de tecnologia integrada de construção reduz os custos e o tempo de conclusão das obras e também contribui para a descarbonização”, esclarece a publicação.


ℹ Leia a matéria “MDIC lança novos guias orientativos sobre usos de tecnologias da Indústria 4.0 na construção" na íntegra e faça o download dos dois Guias Orientativos on-line. Acesse: https://lnkd.in/dpNZQ6MV


© Fonte informações + composição da imagem: site MDIC.

 
 
 

Comments


© 2021 por Gadioli Branding e Comunicação.

bottom of page