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MESA REDONDA “ESTRATÉGIA DOS EMPREENDIMENTOS DA TIPOLOGIA DE SHOPPING CENTERS E GALPÕES LOGÍSTICOS”

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A mesa redonda “ESTRATÉGIA DOS EMPREENDIMENTOS DA TIPOLOGIA DE SHOPPING CENTERS E GALPÕES LOGÍSTICOS” integrou o ciclo mais recente das discussões temáticas que tradicionalmente é realizado sob a coordenação dos professores Eliane Monetti e Claudio Alencar, do Núcleo de Real Estate (NRE-Poli) do nosso Departamento. Direcionada aos alunos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu “MBA-USP – REAL ESTATE: ECONOMIA SETORIAL E MERCADOS”, do Poli-Integra, a atividade contou com dois palestrantes convidados: Claudio Sallum, partner da LUMINE - Soluções em Shopping Centers, e Clarisse Etcheverry, partner da EREA. 


As discussões aconteceram com ênfase para os desafios vivenciados e as soluções bem sucedidas que têm sido implementadas no segmento dos shopping centers, sobretudo porque tais empreendimentos sofreram intensamente os impactos negativos do knockdown na pandemia. Por outro lado, os galpões logísticos, durante a crise sanitária, foram beneficiados pela expressiva demanda do comércio on-line, o que não necessariamente levou ao aumento significativo dos aluguéis, mas manteve o modelo do negócio menos desafiador. No contexto, quatro questões principais foram esclarecidas e conduziram o debate:


🖊 ‘Como a história recente, no ambiente de mercado da economia setorial do Real Estate, considerados os segmentos de shopping centers e galpões logísticos, alterou a estratégia dos empreendedores para a formulação dos respectivos modelos de negócio?’;


🖊 ‘Como os novos modelos de negócio afetaram [e afetarão] a formatação dos novos empreendimentos?’;


🖊 ‘Na conjuntura econômica atual, qual a influência do conceito de last-mile [focado na relevância do trecho final para a chegada do produto ao consumidor] em cada modelo de empreendimento?’;


🖊 ‘O que está no pipeline em termos de formatos, novas práticas empresariais, contratos, renovações, entre outros aspectos que impactam na configuração do ambiente de mercado setorial no médio prazo?’. 


◾ Especificamente no caso dos shopping centers, os palestrantes convidados enfatizaram que é possível notar que intensificou-se a vocação já existente de promover espaços de encontro, lazer, gastronomia, convívio e serviços em suas diversas facetas. Ao empreendedor, apontaram que a estratégia de integrar as atividades do varejo físico e das compras on-line tem se revelado relevante, assim como a criação de novas possibilidades de convivência e interação social aliadas ao core business dessa tipologia de empreendimento. ◾


|| Saiba mais sobre o NRE-Poli: https://lnkd.in/de_KHx2B ||

 
 
 

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