A arquiteta Maria Salette Weber foi palestrante on-line convidada da disciplina “Cadeia Produtiva da Construção: Tecnologia, Sustentabilidade e Inovação”, ministrada pelo professor do nosso Departamento Francisco Cardoso no ConstruInova – Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Escola Politécnica da USP.
Para falar sobre "O Programa Brasileiro de Qualidade a Produtividade do Habitat (PBQP-H): Histórico e papeis dos agentes públicos e privados", a palestrante convidada partiu de contextualização histórica, tendo citado o estabelecimento formal do PBQP-H em 1998, bem como abordado o papel do Estado no desenvolvimento tecnológico do setor habitacional na década de 1980-90. Ela também destacou as principais medidas para o desenvolvimento tecnológico no âmbito da Política Habitacional. Com isso, caracterizou o cenário do setor da Construção antes da criação do PBQP-H e apontou os marcos para a sua criação.
Em seguida, repassou os princípios e a estrutura do PBQP-H, com destaque para o Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação – CTECH. Atualmente, os professores do Departamento Francisco Cardoso e Orestes Goncalves fazem parte do CTECH, representando a ANTAC - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS. A palestrante convidada também abordou a importância de acordos de cooperação nacionais e internacionais para a estruturação e consolidação do PBQP-H e da implementação do PBQP-H nos Estados até 2003, bem como a importância da integração e harmonização do Programa em âmbito Nacional ao longo dos anos 2000.
Na oportunidade, apresentou iniciativas do CBCS, onde atua como diretora, como o Contrato de Cooperação Técnica BID | SNH | CBCS, do qual resultou a “Coletânea Melhoria Habitacional Sustentável”. Falou ainda sobre a criação e o papel do GT Sustentabilidade do CTECH para o PBQP-H. Entre os profissionais que participaram da Coletânea, já publicada, figuram os professores Gonçalves e Cardoso, bem como a professora sênior do nosso Departamento Mercia Bottura de Barros.
A palestra foi concluída com a apresentação dos principais desafios para o PBQP-H: priorizar os temas relacionados ao meio ambiente, eficiência energética e sustentabilidade; contemplar os temas relacionados à Construção 4.0, sobretudo a digitalização da construção; ampliar interfaces com as demais áreas do habitat urbano – saneamento, mobilidade e infraestrutura; aumentar o grau de compartilhamento de informações sobre o Programa; e promover a sua revisão e aperfeiçoamento.
Comments