
“Dispositivo criado na USP pode ajudar navios de grande porte no transporte de líquidos” é o título de uma reportagem da Rádio USP, disponível no site do Jornal da USP, que traz ao centro da pauta um dispositivo anti-sloshing de fácil implementação e baixo custo que foi desenvolvido pelo professor Cheng Liang-Yee, docente do nosso Departamento, e agora conta com patente da USP - Universidade de São Paulo.
Em um dos seus depoimentos publicados no site do Jornal da USP, o professor Liang-Yee esclarece: “o sloshing é o movimento violento de líquidos dentro de recipientes parcialmente preenchidos, e é mais crítico quando o movimento do líquido entra em ressonância ao movimento do recipiente”. Já sobre o dispositivo patenteado, a publicação informa:
“Cheng estuda o fenômeno [do sloshing] há 30 anos e o dispositivo que desenvolveu fez parte da pesquisa de doutorado de Cezar Augusto Bellezi, a quem ele orientou. O conceito do dispositivo foi descoberto através de simulações computacionais e, agora, eles estão realizando experimentos para validá-lo fisicamente”.
Ao abordar a temática “Tecnologia e inovação”, o Jornal da USP apresenta informações sobre a maioria dos dispositivos anti-sloshing atualmente existentes. Sobretudo, detalha o modo de funcionamento do novo dispositivo proposto pelo professor Liang-Yee, com ênfase para os seus diferenciais competitivos:
“[...] consiste em painéis fixos com aberturas que dividem a estrutura em espaços menores, consequentemente, minimizando o efeito do sloshing. Sua fácil implementação e baixo custo o destacam em relação aos seus concorrentes e pode ser aplicado a tanques de geometria simples ou complexa para maior aproveitamento do espaço”.
Enfatiza ainda as diversas possibilidades de uso e aplicação do novo dispositivo em mais um trecho com depoimento: “trata-se de uma solução e um método já disponível para ser aplicado no desenvolvimento de novos tanques ou melhoria dos já existentes, conforme a especificidade de cada caso’. [...], sua utilização é fundamental em navios de grande carga, como superpetroleiros, cargueiros de gás natural liquefeito ou plataformas de FPSO (Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência), em que movimentos complexos causados por ondas e ventos representam desafios adicionais”.
Nos edifícios arranha-céus, o controle do sloshing também é utilizado para mitigar as vibrações das estruturas provadas pelas rajadas de vento.
📍 Leia a publicação na íntegra e ouça a entrevista completa da Rádio USP, no site do Jornal da USP. Acesse: https://jornal.usp.br/atualidades/dispositivo-anti-sloshing-pode-ajudar-navios-de-grande-porte-no-transporte-de-liquidos/
Comments