No dia 11 de outubro, último dia do XX Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - "ENTAC 2024 – A construção civil na era digital - pesquisa, inovação e capacitação profissional", realizado em Maceió, Alagoas, aconteceu a plenária da ANTAC - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído para votação e definição da próxima diretoria da Associação.
Na ocasião, a única chapa apresentada foi eleita, tendo o professor Fabiano Rogerio Corrêa, docente do nosso Departamento, como Diretor de Divulgação. A presidente é a professora Edna Possan, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); a vice-presidente a professora Luciani Somensi Lorenzi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. A diretoria é ainda composta pelos professores Laís Zuchetti, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Diretora Financeira); Guilherme Parsekian, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Oficial (Diretor Administrativo); e Roberta de Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Diretora de Relações Institucionais). O também professor do nosso Departamento Eduardo Toledo Santos participou da diretoria do biênio anterior, com a mesma função do professor Fabiano.
Os professores Vanderley M John (1993-1994) e Francisco Cardoso (2008-2009) já presidiram a Associação, que teve como dirigentes em diferentes mandatos professores e ex-professores do Departamento: Alex Abiko, Ubiraci E. Lemes de Souza, Mercia M. S. Bottura de Barros, Silvio Melhado, e Lúcia Helena de Oliveira.
ℹ A ANTAC, criada em 1987, é uma associação técnico-científica, de caráter multidisciplinar, que integra pessoas e entidades envolvidas com a produção e transferência de conhecimentos na área de tecnologia do ambiente construído. São Objetivos da ANTAC:
◾ Contribuir para o desenvolvimento da tecnologia do ambiente construído no País;
◾ Promover a integração, o intercâmbio e a difusão de conhecimentos entre as várias instituições vinculadas à produção de pesquisa, ao fomento e à utilização de tecnologias;
◾ Promover a divulgação do conhecimento da tecnologia do ambiente construído através de publicações, eventos e outros meios;
◾ Reunir e representar a comunidade de pesquisadores e técnicos da área perante a sociedade em geral e, em particular, junto aos organismos governamentais responsáveis pela política tecnológica, habitacional, de desenvolvimento urbano, bem como junto a outras instâncias que tenham influência nos assuntos de interesse desta comunidade;
◾ Propugnar pela permanente melhoria das condições de pesquisa e pela valorização da pesquisa, especialmente na área de tecnologia do ambiente construído.
Desejamos sucesso ao professor Fabiano e aos demais membros da diretoria na sua gestão.
Para mais informações sobre a ANTAC, acesse: https://www.antac.org.br/
Σχόλια