A ‘Industrialização na engenharia civil otimiza a construção e atrai mais trabalhadores’ é o tema que está em pauta na entrevista concedida pelo professor Francisco Cardoso, docente do nosso Departamento, para a Rádio USP, publicada também em formato de matéria no Jornal da Universidade de São Paulo. A entrevista, em ambos formatos, versa sobre um tema relevante ao momento e cada vez mais presente no campo da engenharia civil no Brasil, bem como em diversos países do mundo:
“[...] a industrialização está presente em praticamente todos os sistemas atuais de construção urbana. Semelhante aos processos de linha de montagem utilizados na indústria automobilística, promete gerar uma série de benefícios às empresas e aos funcionários”, esclarece trecho da matéria no Jornal da USP.
◾ A publicação apresenta alguns depoimentos de Cardoso sobre o modo tal como ocorre a execução do processo da industrialização e aborda os benefícios relacionados:
“Segundo o professor, o principal objetivo da industrialização é aumentar a produtividade, através do uso de máquinas e equipamentos, para alcançar uma produção mais eficiente. Ele explica que a mecanização, um dos pilares da industrialização, visa a substituir o trabalho humano por equipamentos. Essa alteração, além de aumentar a produtividade, também melhora a qualidade do trabalho e reduz o desperdício de materiais.
[...], outro benefício significativo é a melhoria das condições de trabalho, uma vez que os trabalhadores passam a operar em um ambiente controlado de fábrica, ao invés do tradicional canteiro de obras. Além disso, ele conta que a industrialização também contribui para a sustentabilidade, ao reduzir o desperdício de materiais e estabilizar o processo produtivo, fator que eleva a qualidade dos produtos”. ◾
A importância da capacitação profissional também foi citada na publicação, que enfatiza: "os trabalhadores devem estar preparados para lidar com essas novas tecnologias e com o novo formato da dinâmica do trabalho”.
📍 Leia a matéria e acesse o link do áudio da entrevista completa veiculada na Rádio USP > https://lnkd.in/d3UfStCen/de_KHx2B
Comments