A defesa de mestrado do engenheiro Rafael Carlos Cardim, sob orientação do professor Claudio Alencar, parte da premissa: Adquirir imóveis retomados por bancos pode ser uma oportunidade de investimento
- PCC - USP PCC - USP
- 24 de mar.
- 2 min de leitura

Sob a orientação do professor Claudio Alencar, do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP – NRE-Poli, o engenheiro civil e economista Rafael Carlos Cardim defendeu e teve aprovada a dissertação de mestrado “Leilões Extrajudiciais de Imóveis Retomados por Instituições Financeiras na Cidade de São Paulo: Parâmetros para Investimento e Análise de Risco”.
Realizada no âmbito do ConstruInova, programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, associado ao Departamento de Engenharia de Construção Civil, a dissertação parte da seguinte premissa:
|| Adquirir imóveis retomados por bancos pode ser uma oportunidade de investimento, dado que os preços ofertados geralmente estão abaixo dos valores comumente praticados pelo mercado. Entretanto, para que o processo da seleção de opções, negociação e tomada de decisão seja mais consciente e assertivo, potenciais adversidades devem ser consideradas pelos investidores, entre as quais: o imóvel estar ocupado, extremamente deteriorado, sem a possibilidade de visitação, ou ainda ser objeto de disputa judicial. ||
No contexto, a dissertação teve como objetivo principal elaborar parâmetros para pautar o processo decisório. Apresenta conteúdo que é direcionado ao investidor pessoa física e busca esclarecer sobre os principais riscos e seus impactos, bem como as possíveis formas de mitigação relacionadas.
Como resultado de uma análise de 132 arrematações de apartamentos ocupados na cidade de São Paulo, no período entre maio de 2019 e abril de 2020, o trabalho relata que há um deságio médio da compra em relação ao preço de mercado de 36,53%, bem como um tempo médio de 200 dias para desocupação por meio de ação judicial de imissão na posse. A partir desses números, interpretados por modelos de análise de investimentos imobiliários para a venda e para a renda, que também contaram com simulações de Monte Carlo, a dissertação permite concluir que:
“No protótipo simulado, com finalidade de investir na compra e venda, o deságio mínimo deve ficar acima de 33,31%, o que poderá permitir obter renda de 9,00% ao ano acima da inflação, [...]”;
🖊 Já para o caso da intenção de locação de longo prazo, o conteúdo do trabalho aponta:
“[...] , somente se o investidor adquirir o imóvel com deságio próximo de 55,18%, conseguirá atingir a taxa de atratividade setorial, devido aos altos custos de transação”.
Ao lado do professor orientador Alencar, estiveram presentes na banca avaliadora: Paola Torneri Porto, do NRE-Poli e da Inovare Consulting; e Júlio César Bueno, da Pinheiro Neto Advogados.
📃 Leia a dissertação na íntegra __ no site do NRE-Poli: https://lnkd.in/dVdhD8kt
Comments