"Tecnologias Avançadas na Construção: Fabricação Digital", com a participação do professor Rafael Pileggi, esteve em pauta na mesa redonda Rio Construção Summit 2025
- PCC - USP PCC - USP
- 13 de nov.
- 1 min de leitura

"Tecnologias Avançadas na Construção: Fabricação Digital" esteve em pauta na mesa redonda que foi realizada no último dia 26 de setembro, como parte da programação do Rio Construção Summit 2025, com a participação do professor Rafael Pileggi, docente do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Ao lado da organização do evento, nessa mesa específica, o professor Pileggi também atuou para reunir dois convidados internacionais, Dominique Corvez, CEO da XtreeE, the large-scale 3D – França, e Gonzalo Vargas Kunzagk, business director da MENA & LATAM Constructions 3D – Espanha, ambos executivos de empresas reconhecidas mundialmente pelo pioneirismo na área de impressão 3D em concreto, e a convidada Isabela Bicalho, gerente comercial da empresa brasileira Cosmos 3D.
Na ocasião, as discussões foram mediadas com ênfase para questões relacionadas com avanços tecnológicos, aplicação da Impressão 3D de concreto em escala real e possíveis próximas etapas a serem vivenciadas na área da construção digital. No Brasil e no mundo, a impressão 3D de concreto é uma das vertentes da indústria 4.0 que tem induzido mudanças nos processos de fabricação e produção. Atualmente, o professor Pileggi é o coordenador do Laboratório de Impressão 3D de Concreto do HubIC, iniciativa estabelecida para promover troca de conhecimento sobre inovação, bem como aprendizado mútuo e aproximação entre profissionais da academia e da indústria.
🚀 Saiba mais sobre o HubIC: https://hubic.org.br/ ||©️ >> composição da imagem: Above Studios.








Comentários