Defesa de Dissertação de Mestrado - Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Escola Politécnica da USP

"Análise do status do processo de transformação digital nas empresas fabricantes de estruturas metálicas” é o título da dissertação de mestrado defendida em formato online, no último dia 1º de abril, pela engenheira Carolina Wanderley Cabral Carvalho, sob a orientação do professor do nosso Departamento Francisco Cardoso, no âmbito do ConstruInova - Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Escola Politécnica da USP.

Apesar do novo ecossistema de inovação possibilitado pela transformação digital e pelas tecnologias da Indústria 4.0, a construção civil encontra-se em um nível incipiente de adoção de novas tecnologias digitais e práticas organizacionais e gerenciais que delas decorrem. Esse é o caso das empresas responsáveis pela fabricação e montagem de estruturas metálicas, um elo da cadeia produtiva cujo papel tem crescido de importância nos últimos anos.

A pesquisa desenvolvida apresenta o contexto da digitalização na atividade da construção metálica, tendo como principal objetivo avaliar o status do processo de transformação digital em que as empresas fabricantes de estruturas metálicas se encontram. O método de pesquisa proposto foi baseado em uma revisão sistemática da literatura em conjunto com a aplicação de uma pesquisa survey. Por meio da análise dos resultados, ficou evidente que o processo de transformação digital ainda se encontra nos estágios iniciais de implementação nessas empresas, apesar de estar gradativamente se consolidando como tendência preponderante. Os enfoques digitais mais utilizados são o BIM, o uso de robôs e de sensores e a automação da produção na fabricação de estruturas. Por fim, foram sugeridas algumas diretrizes com o objetivo de auxiliar no aumento da implementação da transformação digital na atividade. A pesquisa contou com o apoio da ABCEM - Associação Brasileira da Construção Metálica.

◾ Em conjunto com o professor orientador, estiveram presentes na banca avaliadora o professor Ricardo J. Oviedo Haito, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o professor Pedro Wellington Gonçalves do Nascimento Teixeira, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. ◾