top of page

O BRASIL SEDIARÁ EM 2024 A ISO/TC 268 "SUSTAINABLE CITIES AND COMMUNITIES"

PCC - USP PCC - USP

Na reunião plenária do TC 268 da ISO, Technical Committee "Sustainable Cities and Communities" que aconteceu de forma remota no período de 23 a 27 de outubro deste ano, o Brasil tendo apresentada a sua candidatura para sediar a reunião de outubro de 2024, teve a mesma aceita de forma unânime. Esta reunião deverá acontecer entre os dias 21 a 25. Este Technical Committee conta hoje com a participação de um total de 72 países, sendo 39 países "P" chamados de Participantes e de 33 países "O", Observadores. A coordenação geral deste TC 268 é da AFNOR, Association Française de Normalization, sob a gestão do Sr. Bernard Gindroz e no Brasil este Committee é espelhado na CEE 268 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, Comissão de Estudo Especial "Cidades e Comunidades Sustentáveis", que é um projeto de extensão da Escola Politécnica da USP sendo coordenado pelo Prof. Alex Abiko, docente do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP - Universidade de São Paulo e secretariado pela Dra. Iara Negreiros, pós-doutoranda do mesmo Departamento.


Este Comitê tem por finalidade elaborar normas técnicas no campo das Cidades e Comunidades Sustentáveis, com o desenvolvimento de requisitos, indicadores, orientações, técnicas e ferramentas de apoio, relacionados ao processo de consecução de sua sustentabilidade, considerando também os aspectos de resiliência e de inteligência (smartness). Em resumo, este conjunto de documentos técnicos apoia as cidades e comunidades, urbanas e rurais, a se tornarem mais sustentáveis.


Todo o trabalho deste Comitê se articula com os ODS, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, assim como suas atividades também são coordenadas com outros importantes organismos internacionais, entre eles a ITU, International Telecommunication Union, e a IEC, International Electrotechnical Commission.


Em resumo, as normas técnicas elaboradas por esta Comissão fomentam o desenvolvimento de enfoques holísticos e integrados para o desenvolvimento urbano e a sua sustentabilidade, com especial atenção para os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos nos quais estão inseridos estes específicos territórios.


ℹ Para saber mais sobre a TC 268, acesse: https://lnkd.in/dgC87pTg

 
 
 

Comments


© 2021 por Gadioli Branding e Comunicação.

bottom of page