Defesa de Monografia do Curso "TECNOLOGIA E GESTÃO NA PRODUÇÃO DE EDIFÍCIOS" (Pós-TGP) do Poli-Integra

O engenheiro civil Daniel Campos Parente defendeu, sob a orientação do professor do nosso Departamento Daniel Setrak Sowmy, no âmbito do curso de Pós-Graduação Lato Sensu "TECNOLOGIA E GESTÃO NA PRODUÇÃO DE EDIFÍCIOS" (Pós-TGP) do Poli-Integra, a monografia intitulada “Implantação de Microgeração Fotovoltaica em um Condomínio Residencial em São Paulo”.

Com a realização de um estudo de caso, na cidade de São Paulo, a monografia apresenta a descrição técnica da implementação de um sistema fotovoltaico em um condomínio residencial vertical. Traz conteúdo direcionado para a análise e compreensão das particularidades do projeto de microgeração fotovoltaica nessa tipologia de empreendimento. Esclarece sobre os impactos do projeto no contexto da produção de energia do condomínio residencial, bem como sobre os resultados obtidos nos primeiros meses após a implantação dessa fonte de energia renovável. As interferências com os demais sistemas e adaptações necessárias na obra também foram discutidas, assim como o monitoramento da produção de energia elétrica e sua efetiva contribuição na redução do consumo de energia.

No contexto, a investigação do tema “microgeração fotovoltaica” demonstra relevância, sobretudo se considerada a importância da inovação e do posicionamento como “empreendimento sustentável” sempre fundamentados em conhecimento técnico-científico. Nesse sentido, o resultado produtivo após a implantação do sistema fotovoltaico, durante o período que foi estudado na monografia, apresentou o potencial de retorno de até 22% do consumo de energia mensal nas áreas de uso comum do condomínio residencial.

Ao lado do orientador, Sowmy, participaram da banca avaliadora o Prof. Dr. Jose Aquiles Baesso Grimoni, docente do Departamento de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP, e o Prof. M. Eng. Marcelo Freire de Barros, que é titulado doutor e atua como pesquisador na Escola Politécnica da USP.

ℹ O curso de Pós-Graduação Lato Sensu "TECNOLOGIA E GESTÃO NA PRODUÇÃO DE EDIFÍCIOS" (Pós-TGP) está com inscrições abertas para processo seletivo da nova turma.

◾ Saiba mais e faça a sua inscrição on-line: https://lnkd.in/dcqhiguE ◾

📍 Monografias realizadas no âmbito da Pós-TGP ficam disponíveis digitalizadas na íntegra, confira no link: https://lnkd.in/dR3xWPmd