Docente do Departamento participará do 5º Congresso Português de Building Information Modelling – PT BIM 2024

De 8 a 10 de maio, em Portugal, o professor Eduardo Toledo Santos, docente do nosso Departamento, participará do 5º Congresso Português de Building Information Modelling – PT BIM 2024. Único brasileiro entre os oradores internacionais convidados, ele irá ministrar a palestra temática “A evolução do BIM no Brasil – Desafios da implementação nacional”. No contexto da realização do Congresso, Toledo também atua como membro da comissão internacional, ao lado de mais dois profissionais que representam o Brasil: Eduardo Sampaio Nardelli, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Sergio Scheer, da Universidade Federal do Paraná. As duas atividades fortalecem o conjunto das ações institucionais de internacionalização que são desempenhadas por parte da comunidade acadêmico-científica do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.

◾ Evento bienal, na edição deste ano, o Congresso Português de Building Information Modelling – PT BIM apresenta programação com curadoria pensada para enfatizar os problemas e esforços inerentes à implementação e ao uso do BIM na Indústria da Construção. Ao promover um fórum de discussão técnico-científica, em língua portuguesa, com a participação ativa das comunidades ‘empresarial’ e ‘acadêmica’, o evento busca reforçar a importância da criação de redes de diálogo constante e troca de experiências entre os profissionais. Sobretudo, objetiva fomentar avanços qualitativos no atual processo de expansão do uso do BIM, que tem sido vivenciado mundialmente no segmento de mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção – AEC. ◾

ℹ Em sua palestra “A evolução do BIM no Brasil – Desafios da implementação nacional”, o professor Toledo apresentará os desenvolvimentos mais recentes e relevantes do BIM em nosso país, como a criação do BIM Fórum Brasil, as novas normas sobre BIM publicadas pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, as pesquisas de adoção de BIM no Brasil e a retomada da Estratégia BIM-BR pelo governo federal. Assim, buscará promover reflexões sobre ações estratégicas que propiciam aumento da adoção de BIM numa região.

A crescente importância do Congresso Português de Building Information Modelling tem se confirmado a cada edição do evento: neste ano, o número máximo de inscrições para as participações pessoais já foi atingido. Aos interessados, será possível conferir a íntegra da produção técnico-científica da 5ª edição, em formato ‘Livro de Atas’, após a realização do Congresso.

📍 Os ‘Livros de Atas’ de todas as edições anteriores, da 1ª até a 4ª edição, podem ser acessados on-line e gratuitamente. Confira no link: https://lnkd.in/dUxTvJdB